A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), por meio do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizou nesta sexta-feira (26), nos municípios de Teresina e Picos, as Estações de Saúde do Trabalhador, um projeto que visa conhecer o perfil de saúde dos trabalhares, público e/ou privado. 

“Esse perfil é importante, pois nos permite avaliar os riscos e agravos que esse trabalhador está submetido, possibilitando assim, traçar estratégias para a melhoria do cuidado de todas as categorias de trabalhadores, independente da atividade que ele execute”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves.

O evento marca as ações do Abril Verde, que busca alertar os profissionais e a população em geral para a importância da saúde e segurança do trabalhador. Na capital, as Estações de Saúde do Trabalhador, aconteceram no Terminal Rodoviário. Em Picos, o evento foi realizado no Piauí Shopping Center. 

A ação contou com serviços de avaliação nutricional, ergonomia, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, vacinação contra febre amarela, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral), além de orientações sobre alimentação saudável, obesidade, hipertensão, entre outros.

“Todos esses serviços e orientações foram realizados por uma equipe multiprofissional da Divisa, por meio do Cerest,  composta por enfermeiro,  nutricionista, fisioterapeuta e psicólogo”, destacou Tatiana Chaves.