A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) está promovendo uma semana intensiva de atividades relacionadas à doação de leite humano, culminando com o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado em 19 de maio. A semana de conscientização começou nesta segunda-feira (13) com uma série de ações educativas destinadas aos profissionais e às novas mães sobre os benefícios e técnicas do aleitamento materno, incluindo os dez passos para o sucesso na amamentação.

A programação incluiu visita às enfermarias para mães que recentemente deram à luz, com música, lanches e brindes para celebrar este início. Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite Humano da NMDER, destaca o objetivo da ação: “Iniciamos essa semana com um dia dedicado ao aleitamento materno e encerraremos na sexta-feira (17) com um encontro de mães doadoras de leite humano. Nosso objetivo é sensibilizar, acolher e agradecer essas mães, além de facilitar a interatividade entre as doadoras e as receptoras”, ressaltou.

Ao longo da semana, estão programadas várias atividades, incluindo sessões de cinema para mães em enfermarias de alto risco, rodas de conversa sobre saúde mental e aleitamento materno voltadas para mães de unidades de terapia intensiva neonatal (UTINs) e unidades de cuidado intermediário neonatal convencional (UCINCo), além de um encontro com as doadoras de leite humano e uma dinâmica sobre Aleitamento Materno e Prematuridade.

A Lei nº 13.227 de 2015 instituiu a data de 19 de maio como um momento de conscientização sobre a doação de leite humano, enfatizando seu papel crucial não só na nutrição infantil, mas também na proteção imunológica, desenvolvimento psicológico e afetivo dos bebês. O leite humano, sendo um líquido complexo que inclui carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e substâncias imunocompetentes, é considerado o alimento mais completo para os bebês durante os primeiros seis meses de vida.

Todas as atividades reforçam a importância de promover a doação de leite materno, debater sobre o aleit