A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) participou, nesta terça-feira (14), do 2º dia de atividades do Projeto Piauí Pilares de Desenvolvimento Humano (PDH), promovido pela Secretaria de Planejamento, no auditório da Defensoria Pública. Hoje, o debate foi sobre agenda de gênero no Projeto de Recuperação do Desenvolvimento Humano Pós -Covid-19 no Piauí.

Clécio Lopes, Diretor de Planejamento da Sesapi, destaca que a discussão sobre a operacionalidade do projeto é essencial para o entendimento de todos os entes envolvidos nos trabalhos, compreendendo melhor seus papéis e como cada um deve desempenhar sua função.

“Hoje nossa equipe teve acesso as informações e normas do projeto, entendendo melhor como cada etapa deve funcionar e o papel de cada um dentro do processo de desenvolvimento dos projetos. Essas informações serão essenciais para que os resultados de cada trabalho desenvolvido sejam os mais positivos possíveis”, destacou o diretor.

Dentro da Programação do segundo dia de atividades, també foi realizada uma mesa de discussões sobre a agenda de gênero e a perspectivas para o projeto nesse âmbito, uma vez que é essencial que o projeto leve em conta essas particularidades. A coordenadora de atenção a Saúde da Mulher da  Sesapi, Auzeni Moura Fé,  participou da mesa de discussões e focou na perspectiva de gênero e saúde da mulher, com uma abordagem na violência sexual contra a mulher.

“O importante é debater sobre as perspectivas e desafios que o estado tem em relação a essa agenda de gênero, permitindo uma integração de setores para o desenvolvimento de ações efetivas. Em relação a violência sexual contra as mulheres, precisamos entender os números e tomar medidas para reduzir cada vez mais esses indicadores”, fala a coordenadora de saúde da mulher.

O projeto PDH é coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc).