A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realizou uma reunião, nesta quarta-feira(15), com representantes do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, para traçar planos de ações com o objetivo aumentar índices das coberturas vacinais do Piauí. 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em 2023 o Piauí apresentou um crescimento significativo nos índices das coberturas vacinais e, para este ano, a Sesapi busca atingir as metas de vacinação de todos os imunizantes.

“Estamos aqui para oferecer apoio aos municípios e buscar estratégias para que possamos alcançar as metas de imunização de todas as vacinas. E, para isso, intensificaremos as capacitações com gestores e profissionais de saúde envolvidos na vacinação”, explica a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos. 

Para melhorar os números da cobertura vacinal, a Sesapi oferece aos municípios a possibilidade de realização de capacitação, que possam auxiliar os profissionais que realizam a transferência dessas informações para os sistemas do Ministério da Saúde. “A secretaria também se coloca à disposição dos gestores municipais, para apoiá-los nas campanhas de vacinação”, destaca a superintendente. 

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde(DUVAS) e Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar (DUDOH),irão elaborar um plano de ação para que as crianças recém-nascidas possam sair das unidades de saúde com a vacina BCG e Hepatite B aplicadas e registradas no cartão de vacinação.

“Vamos elaborar um plano para melhorar a estrutura das salas de vacinas nos hospitais da rede pública, de forma a garantir de forma mais contínua e adequada a vacinação para  BCG e Hepatite B para as crianças  recém-nascidas. O objetivo é que as crianças já saiam das maternidades com esse calendário atualizado”, acrescenta o diretor de Unidade Hospitalar, Anderson Dantas.