A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) realizou, nesta sexta-feira (17), um evento em alusão aos  18 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade, realizada no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi voltada para alunos e trabalhadores da saúde.

Com o tema Saberes e Práticas em Saúde: Vivências de Cuidados com PICS no SUS", o evento promovido pela Gerência de Atenção Primária da Sesapi desenvolveu uma série de atividades.

"Tivemos palestras e roda de conversas, além de trabalhos práticos com os participantes. O intuito é fortalecer as práticas integrativas complementares que atuam diretamente na promoção e prevenção de agravos, disponíveis em toda a nossa rede de saúde", destacou Bhássia Barroso, gerente de Atenção Primária da Sesapi.

As PICS têm como objetivo prevenir agravos à saúde, promover e recuperar a saúde, destacando a importância da escuta acolhedora, da construção de laços terapêuticos e da conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Ela explica que, atualmente, o SUS oferece 29 procedimentos de PICS de forma integral e gratuita à população.

Entre os tratamentos que utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir doenças como a depressão e hipertensão estão a apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais. 

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde desempenha um papel fundamental na prevenção de agravos e na promoção e recuperação da saúde na Atenção Primária à Saúde (APS), baseando-se na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.