A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Superintendência de Atenção aos Municípios (Supat), realiza um webinar nesta terça-feira (28) para comemorar o Dia Nacional Pela Redução da Mortalidade Materna. O evento será disponibilizado no link https://www.youtube.com/@saudepiaui3216

A programação começa às 8h com palestra da Coordenadora de Atenção à Saúde da mulher da Sesapi, Auzenir Moura Fé, traçando o perfil da mortalidade materna no estado do Piauí.

Durante o evento serão discutidos os riscos da gestante no pré-natal, as síndromes hipertensivas na gestação e puerpério e os dez passos para a redução da mortalidade materna.

O encerramento da programação acontece com uma sessão solene na Câmara Municipal de Teresina, a partir das 11h, com transmissão pelo youtube.

Segundo informações do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, as principais causas dos óbitos maternos no Piauí ao longo do período de 2010 a 2023 foram as causas obstétricas diretas.

A principal delas foi a eclampsia(14,73%), e a assistência prestada a mãe com complicações do trabalho de parto e o parto, incluindo as hemorragias (14,73%), outros transtornos hipertensivos na gravidez, parto e puerpérrio (10,16%), as infecções puerperais (8,09%) e complicações de aborto (6,63%).

Para o presidente do Comitê, Arimatea Santos, o órgão vem desenvolvendo ações importantes de mobilização dos municípios.

"É importante a implantação dos comitês municipais, regionais e hospitalares, descentralizando as ações de vigilância e investigações de óbitos assim como provocando discussões técnicas no formato de Fóruns Macrorregionais que envolvem os fatores determinantes e que impactam nas principais causas de mortalidade", afirma.

Para a vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, Joselma Oliveira, o Governo do Estado vem focando em ações de controle e prevenção.

“Só assim iremos atingir os melhores resultados no indicador de mortalidade materna e, uma rede com serviços e ações qualificadas”, diz.