A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Picos totalizou 7.107 atendimentos em um mês de funcionamento, o que representa média 237 pacientes por dia. Para Edilberto Lima, gerente da unidade de saúde, o avanço na oferta dos serviços está relacionado à moderna estrutura recém inaugurada pelo Governo do Estado.

“Oferecemos uma estrutura com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, leitos de observação, atendimento com telemedicina e teleconsulta, entre outros serviços, sendo referência no atendimento de urgência e emergência adulto para a população da região”, pontuou o gestor. 

Ao todo, foram investidos R$ 3,5 milhões em equipamentos na UPA, para contemplar a população de Picos e demais municípios do Território Vale do Guaribas. “Nossa estrutura tem capacidade para receber até 300 pessoas por dia. Estamos preparados para receber a comunidade e comprometidos em oferecer o melhor atendimento possível aos usuários”, ressalta o gestor. 

Inaugurada no último dia 20 de abril, a UPA de Picos faz parte da Rede de Atenção às Urgências. A cidade também receberá novos investimentos, como um novo hospital para realização de cirurgias eletivas e internações, desafogando a atual estrutura do Hospital Justino Luz, que será transformado em uma unidade materno-infantil. 

“Além disso, teremos uma central de diagnóstico na policlínica, com exames de mamografia, radiografia, eletrocardiograma, laboratoriais, além de consultas especializadas presenciais e por telessaúde, o programa Saúde Digital”, concluiu Dirceu Campelo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.