Criado em outubro de 2023 pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o programa "Linha de Cuidado ao Trauma" já conseguiu reduzir em 67% o número de pacientes que aguardavam na fila de regulação por procedimentos cirúrgicos. Os números atestam a eficiência da iniciativa, que integra a Rede de Trauma coordenada pela Rede de Urgências e Emergências (RUE).

“No primeiro trimestre de 2024 houve um aumento de 32% nas cirurgias ortopédicas realizadas nos hospitais da linha de trauma do interior do estado. Foram 650 pacientes a mais operados em unidades de seus próprios territórios, evitando transferências para a capital. Isso melhorou a efetividade do tratamento e reduziu os custos de transferência para o estado”, destaca Samuel Machado, coordenador do programa.

O principal objetivo do serviço é diminuir a morbimortalidade causada por traumas decorrentes de acidentes, implementando ações de prevenção e tratamento, incluindo atendimentos e cirurgias ortopédicas em diversos municípios. Em maio, mês Internacional de Conscientização sobre Trânsito, a Rede de Trauma intensificou suas atividades preventivas.

Dentre as ações realizadas, destacam-se a participação em eventos organizados pela Secretaria de Segurança Pública, por meio da Diretoria de Operações de Trânsito, e da Secretaria de Educação, que promoveu atividades para estudantes do ensino fundamental e médio. A Secretaria de Cuidado às Pessoas com Deficiência também participou de um fórum de conscientização e prevenção de traumas em Campo Maior.

Recentemente o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, passou a realizar cirurgias de fratura de fêmur com hastes, um implante ortopédico moderno que oferece melhores resultados e menor risco de sangramentos para os pacientes. Este avanço permite tratar casos mais complexos de forma mais eficaz, evidenciando o contínuo progresso da Rede de Trauma no Piauí.

“Essa é uma iniciativa que tem conseguido alcançar resultados expressivos em pouco tempo. Nosso objetivo é ampliar e fortalecer cada vez mais esse serviço que tem ampliado o acesso da população aos serviços de saúde e reduzido o tempo de espera na fila de regulação”, concluiu Dirceu Campelo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.