A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) reforça a frota de ambulâncias dos hospitais da rede estadual. Nesta terça-feira, dia 04, cinco novos veículos serão entregues para diversas unidades de saúde.

As ambulâncias serão destinadas aos seguintes hospitais: Hospital Regional Tibério Nunes (Floriano), Hospital Regional Deolindo Couto (Oeiras), Unidade Mista de Saúde Osmarina Ferreira de Oliveira Leal (Itainópolis), Hospital Estadual José Furtado de Mendonça (São Miguel do Tapuio) e Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde (HPM).

"São veículos novos, devidamente equipados para atender às necessidades dos hospitais. Estamos entregando cinco ambulâncias e, em breve, mais unidades de saúde estarão com seus veículos", afirmou o secretário de Saúde, Antonio Luiz.

As ambulâncias entregues são do tipo D, modelo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos. Equipadas com tanques de oxigênio, torniquetes, aparelhos de pressão, termômetros, oxímetros de pulso, estetoscópios, desfibriladores, glicosímetros, monitores multiparâmetro, ventiladores/respiradores, bombas de infusão e outros suprimentos de primeiros socorros, as ambulâncias garantem suporte vital completo.

Dirceu Campêlo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, destaca que esse incremento na frota veicular dos hospitais da rede estadual fortalece as estratégias de atendimento à população. "São ambulâncias que oferecem conforto para pacientes, acompanhantes e também para quem dirige, o que nos possibilita um transporte mais seguro na remoção dos pacientes", enfatiza.

Para Jonatas Melo, superintendente de administração da Sesapi, as novas ambulâncias são modernas e vão contribuir significativamente para o melhor atendimento aos pacientes. "Essas ambulâncias ampliam a possibilidade de oferecer às unidades de saúde um melhor transporte dos pacientes", conclui.