A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) recebeu 25 jovens aprendizes selecionados através do Programa Oportunidade Jovem, promovido pelo Governo do Estado do Piauí. Os jovens atuarão em diversos órgãos da Sesapi em Teresina. Dois deles vão atuar na sede, no Centro Administrativo, onde terão oportunidades de aprendizagem.

O Programa Oportunidade Jovem, o maior programa de inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho na história do Piauí, proporciona aos estudantes da Rede Pública Estadual a chance de iniciar sua jornada de experiência profissional. 

Segundo Antonio Luiz, secretário Estadual de Saúde, a Sesapi está comprometida em oferecer essa oportunidade essencial. “O programa de aprendizagem visa proporcionar aos jovens a oportunidade de adquirir experiência prática em ambientes profissionais, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e competências,” destacou o secretário.

Desenvolvido e executado por diversas secretarias e órgãos, incluindo a Secretaria da Educação (Seduc), da Administração (Sead), do Planejamento (Seplan), da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), de Desenvolvimento Econômico (SDE), Investe Piauí, Coordenadoria da Juventude (Cojuv) e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), o programa é um esforço conjunto para fomentar o desenvolvimento profissional dos jovens piauienses.

O Programa Oportunidade Jovem é dividido em quatro ações principais: monitoria estudantil, estágio (curricular obrigatório e extracurricular), aprendizagem profissional e primeira oportunidade de trabalho e emprego. Todas as ações contam com a contrapartida do Governo, que oferece bolsas e parte do salário dos jovens por um período determinado, tanto em instituições privadas quanto públicas.

Com essa iniciativa, o Governo do Piauí espera não só proporcionar uma experiência rica em aprendizado e desenvolvimento profissional para os jovens, mas também fortalecer a economia local ao integrar mais jovens ao mercado de trabalho.