A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou, nesta quinta-feira (6), a capacitação dos servidores que atuam nas ouvidorias dos hospitais e laboratórios da rede estadual. O curso, que acontece na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), contará com diversas atividades e será concluído na sexta-feira (7). 

“Essa capacitação é uma iniciativa para melhorar o atendimento das nossas ouvidorias, para que consigam realmente atender o cidadão que precisa do SUS no estado do Piauí. A capacitação dos nossos servidores da ouvidoria lhes dará informações para que possam resolver as demandas o mais rápido possível”, afirmou Antonio Luiz, secretário de Saúde. 

Segundo Dihna Miranda, Ouvidora Setorial e Coordenadora da Rede de Ouvidorias da Sesapi, a capacitação visa padronizar o atendimento das manifestações dos usuários. “O papel do ouvir é muito importante dentro das instituições públicas, pois a ouvidoria é a voz do cidadão dentro do espaço público, então é ali que o usuário vai se sentir acolhido”, pontuou. 

Na abertura da capacitação, Musa Moraes, coordenadora de atendimento ao cidadão e ouvidorias do SUS, compartilhou as experiências e projetos do Ministério da Saúde nesta área de atendimento ao público. Para ela, essa ação estratégia promovida pela Sesapi é fundamental para o aperfeiçoamento e fortalecimento da rede de  ouvidorias no estado.

"A ouvidoria exerce um papel importantíssimo de fortalecimento desse controle da participação cidadã. Queremos que as ouvidoras estejam cada vez mais atuantes, abrindo canais de diálogo com a população mais efetivo, com respostas em tempo oportuno que resultem numa melhor qualidade de vida para o usuário e para a gestão", finalizou Musa Soares.