A Secretaria de Estado da Saúde  (Sesapi) realizou, na manhã desta quinta-feira (06), um momento de acolhimento aos profissionais de mais um ciclo do Programa Mais Médicos. 90 profissionais entre médicos e gestores dos municípios que fazem parte da Macrorregião de Saúde Meio Norte foram recepcionados pela coordenadora estadual do programa, Idvani Braga, e técnicos do Ministério da Saúde, para explicações sobre o funcionamento do programa, principalmente da parte administrativa.

Entre os profissionais que participaram do evento estavam novos profissionais que ingressaram no programa no 31° ciclo, o mais recente no estado, e de profissionais e gestores que já faziam parte do programa e demonstraram o interesse de manter suas participações.

O acolhimento é mais uma das etapas que o ministério desenvolve junto aos profissionais vinculados ao programa sobre a parte assistencial, com o atendimento da população, explicando o funcionamento de todos os âmbitos do programa, bem como as ações que os médicos podem e devem tomar no eixo administrativo dos trabalhos.

Idvani Braga, coordenadora estadual do Programa Mais Médicos, reforça que esse é o momento para tirar duvidas e explicar o papel de médicos e gestores nesse trabalho.

 “Os profissionais e gestores devem ficar atentos as orientações repassadas durante todo esse processo de acolhimento, assim eles estarão mais preparados e orientados sobre o funcionamento do programa, seus direitos e deveres, permitindo assim a execução de um atendimento com mais qualidade e que segue todas as diretrizes do Mais Médicos”, explica a coordenadora.

Edson Hilan, coordenador geral de provimento profissional do Ministério da Saúde, destaca que o acolhimento é parte da etapa de formação dos profissionais médicos que ingressaram agora, e que esse momento é essencial para apresentar como o programa está constituído.

“O governo federal tem feito um grande esforço para a retomada e ampliação do Mais Médicos em todo o Brasil e uma melhor qualidade do serviço prestado é essencial para esse propósito, dessa forma, preparar esses profissionais para que eles entendam todas as especificidades de como funcionam todo o instrumento do Mais Médicos é essencial para darmos mais qualidade aos atendimentos”, explica o coordenador.