Em pouco mais de dois meses, o mutirão de catarata promovido pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) já realizou mais de 40% dos cerca de 28 mil procedimentos programados para pacientes de todo o estado no ano de 2024. 

Lançado no último mês de abril pelo governador Rafael Fonteles, o mutirão já possibilitou a realização de 14.486 consultas oftalmológicas e 11.588 cirurgias de catarata em pacientes de diversos municípios piauienses. 

“Essa é uma iniciativa que amplia o acesso da população piauiense a um procedimento muito importante, que proporciona mais qualidade de vida”, enfatiza Dirceu Campelo, superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.

A catarata é causada principalmente em decorrência da idade e o tratamento se dá por meio da cirurgia, no qual o cristalino opaco é removido e em seu lugar é colocada uma lente intraocular, devolvendo a visão com nitidez.

As cirurgias e consultas estão sendo realizadas nos hospitais da rede pública estadual e seguem cronograma de cada região de saúde. Todos os procedimentos já foram aprovados pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB).