O Hospital João Luiz de Moraes, localizado em Demerval Lobão, bateu recorde de cirurgias no ano passado. Foram 707 procedimentos realizados durante todo o ano, um crescimento de 93,6% quando comparado com 2022, quando a unidade de saúde realizou 365 cirurgias.

De acordo com o diretor da unidade de saúde, Rodrigo Rosal, o aumento significativo nos procedimentos cirúrgicos é resultado dos investimentos constantes em equipamentos. "Durante o ano de 2023, adquirimos diversos equipamentos projetados para otimizar os procedimentos cirúrgicos. Destacam-se, entre esses avanços, o carrinho de suporte ao anestesiologista e a torre de videolaparoscopia, que possibilita a realização de cirurgias menos invasivas, promovendo uma recuperação mais rápida e confortável para os pacientes", explicou o diretor.

Em 2024, o hospital já conta com 318 cirurgias realizadas até o mês de maio, entre elas procedimentos de colecistectomia (retirada de vesícula biliar), histerectomia (retirada de útero) e hernioplastia (correção de hérnias).

De acordo com a direção do hospital, com um volume considerável de cirurgias, a fila de espera que já chegou 370 dias, hoje dura em média 30 dias. "No planejamento de cada cirurgia, equipes multidisciplinares se reúnem para garantir não apenas a eficácia do procedimento, mas também o cuidado, conforto e segurança ao paciente em todas as etapas do tratamento", afirma Anderson Dantas, diretor da DUDOH (Diretoria de Unidade de Descentralização e Organização Hospitalar).

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destaca a habilitação de um novo procedimento no hospital, o de vasectomia.

"Esse avanço representa mais um passo em direção à ampliação dos serviços de saúde disponíveis à população, reafirmando o compromisso do hospital com a inovação e a excelência na prestação de cuidados médicos", afirmou o superintendente.