Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Equipe do HPM participa de treinamento para iniciar a realização de cirurgias no joelho
Os novos procedimentos, além de usarem materiais de alta tecnologia, também são minimamente invasivos, gerando menos impactos no paciente e otimizando seu tempo de recuperação.
A equipe de cirurgiões ortopédicos com especialidade em joelho do Hospital Dirceu Arcoverde, da Polícia Militar (HPM), participou na manhã desta quinta-feira (13) de uma capacitação com os novos equipamentos cirúrgicos adquiridos pelo hospital por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A capacitação permitirá a realização de cirurgias específicas de ortopedia voltadas para o joelho. O treinamento aconteceu em uma ala já reformada do novo centro cirúrgico do hospital.
Entre os equipamentos apresentados para os profissionais estavam o instrumental das caixas de artroscopia e de reconstrução ligamentar, shaver, câmera, saco estéril para ótica, fonte de luz, aspirador, carro de artroscopia, pinças de joelho, garrote pneumático, irrigoplás de 4 vias, dreno de sucção, material de sutura meniscal, parafusos de interferência, grampos de blaunt, fio guia, fio furado e uma furadeira canulada.
Roceldo Rêgo, coordenador do centro cirúrgico do HPM, destacou a importância do treinamento. “São equipamentos de alta tecnologia que permitirão a realização de cirurgias especificas de joelho como artroscopias, reconstrução ligamentar, cruzado anterior, cruzado posterior e cruzados laterais. Estamos elevando a qualidade e o nível de assistência e procedimentos específicos que o setor de cirurgia ortopédica do HPM pode oferecer para população. O planejamento é após cada capacitação, a equipe organiza o fluxo daquele tipo de procedimento e em seguida dar início as cirurgias”, explica o coordenador.
Os novos procedimentos, além de usarem materiais de alta tecnologia, também são minimamente invasivos, gerando menos impactos no paciente e otimizando seu tempo de recuperação.
Manoel Mota, ortopedista especialista em cirurgia do joelho, destaca que o novo material permitirá a realização de procedimentos que vários pacientes esperam. “Com esse material podemos planejar melhor cada procedimento que realizaremos, dando mais assistência a população que precisa dessa especialidade”, reforça o ortopedista.