A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena do Ceará (DSEI-CE) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), está realizando a Caravana de Cadastramento para o atendimento específico em Saúde Indígena no Piauí.

A Caravana, que iniciou os trabalhos no dia 10 de junho, percorrerá os municípios que possuem comunidades indígenas, até o dia 26. As cidades contempladas nesta primeira fase incluem Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Bom Jesus, Santa Filomena, Paulistana e Queimada Nova. Em uma segunda fase, a partir do dia 22 de julho até o dia 31, a Caravana atenderá as comunidades indígenas de Piripiri e Lagoa de São Francisco.

Segundo o coordenador de equidade em saúde da Sesapi, Filipe Silva, a iniciativa busca não apenas cadastrar, mas também entender e atender às necessidades específicas, investigar sobre a segurança alimentar e acesso à saúde dos povos indígenas, proporcionando um atendimento de saúde mais integrado e participativo.

“A implantação da Saúde Indígena no Piauí é um passo significativo para melhorar a qualidade de vida dos Povos Originários do estado, reforçando a importância da inclusão e do respeito às suas particularidades culturais e sociais. Dessa forma convidamos toda a comunidade indígena e as secretarias municipais envolvidas a participarem ativamente deste projeto, que representa um avanço na promoção da saúde das populações indígenas do Piauí”, destaca.