A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER) recebeu, nesta semana, carros térmicos para o transporte de refeições hospitalares. Esses equipamentos, essenciais para a manutenção da segurança alimentar e da qualidade dos alimentos, são fundamentais para minimizar riscos como a contaminação cruzada, crucial para pacientes com o sistema imunológico debilitado.

Do ponto de vista nutricional, os carros térmicos auxiliam na preservação dos fatores intrínsecos(ph e água) e extrínsecos (o meio e a temperatura do alimento exposto), pois ele conta com um painel de temperatura que assegura a forma correta de armazenamento desses alimentos. Para os alimentos quentes, a temperatura deve ser superior a 60 graus Celsius e os alimentos frios precisam estar abaixo de 10 graus Celsius, para reduzir o risco de contaminação e para a proliferação de bactérias.

“Esses carros térmicos nos permitem oferecer um atendimento mais humanizado, fazendo com que nossas pacientes se sintam acolhidas, quase como se estivessem em seus próprios lares. Além disso, alcançamos uma significativa redução na quantidade de lixo produzido por materiais descartáveis e uma diminuição nos custos com esses materiais”, explicou Ruthe Pessoa, coordenadora de Nutrição da NMDER.

Os carros são totalmente motorizados, facilitando manobras e reduzindo o esforço físico dos copeiros responsáveis pela entrega das refeições. Cada módulo de transporte está equipado com uma estação aquecida e refrigerada, permitindo a entrega eficiente de refeições quentes e frias simultaneamente, graças às suas câmaras de temperatura independentes.