A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), implantou um novo canal de atendimento através de seu serviço de assistente virtual, batizado de "Rosa".Este serviço visa aprimorar a comunicação com os pacientes, facilitando o agendamento de consultas, exames, remarcações e outros serviços oferecidos pela maternidade. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, pelo número 86 3142-0574.

De acordo com Raíssa Benício, supervisora de atendimento da NMDER, o serviço de assistente virtual representa um ato de cuidado para as gestantes, proporcionando um acolhimento melhor e maior organização. "Com essa confirmação antecipada, a gestante pode se organizar melhor. Além de ajudar bastante a nossa gestão", explica Raíssa.

A implementação do serviço é avaliada como rápida e eficiente, trazendo benefícios tanto para os pacientes quanto para a equipe de atendimento. “Para as usuárias e para nós, é benéfico não depender da presença física para agendamentos. Pacientes da zona rural, por exemplo, podem resolver tudo por mensagem”, destaca Raíssa.

Para utilizar o serviço, basta enviar uma mensagem para a assistente virtual e selecionar uma das quatro opções: informações gerais, consultas, exames ou Banco de Leite. O atendimento é direcionado para um atendente que fornecerá mais informações ou realizará as marcações necessárias. A NMDER assegura a proteção dos dados pessoais dos pacientes, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo segurança e confidencialidade.

Isabella Mariana Silva está com 5 meses de gestação, é de Monsenhor Gil e veio para sua primeira consulta marcada através da Rosa, a atendente virtual da NMDER. “Eu gostei do atendimento virtual, achei rápido e prático, fiz a consulta com o obstetra e agora aguardo para ser encaminhada ao cardiologista”, afirmou Isabella.


Busca Ativa

Além do atendimento via assistente virtual, a NMDER realiza uma busca ativa para confirmar e garantir a presença dos pacientes nos atendimentos, bem como realizar remarcações quando necessário. O novo serviço de telefonia da NMDER notifica os pacientes sobre suas consultas agendadas ou quaisquer alterações por meio de chamadas e mensagens, utilizando um celular institucional. A iniciativa visa reduzir as faltas e promover uma melhor gestão dos recursos de saúde.

“A implantação da nossa assistente virtual, a Rosa, é uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado para melhorar a eficiência operacional e a experiência do paciente, ajudando na marcação das consultas, dos exames, dando alguns feedbacks aos pacientes quando tem as férias de algum médico, então remarcando a agenda, reorganizando essa agenda e garantindo informações”, afirmou Dra. Marcele Avelino, diretora técnica da NMDER.