A equipe do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) concluiu nesta quinta-feira (4) o 1° ciclo de palestras com os funcionários do Hospital Getúlio Vargas (HGV). O Programa do Governo Federal foi desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação com assessoria tutorial da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e parceria da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).

Durante todo o mês de junho, os funcionários das clínicas de ginecologia e pneumologia receberam treinamentos com os temas sobre equidade de  gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências.

Segundo a coordenadora do Comitê Acadêmico do HGV. Gisella Serafim, o objetivo foi capacitar os trabalhadores da saúde para serem aptos a acolher da melhor forma possível os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Neste primeiro momento, focamos no atendimento no Ambulatório Trans Makelly Castro, localizado no Ambulatório Azul do HGV, onde procuramos capacitar os trabalhadores para melhorar o acolhimento aos usuários que precisam do serviço”, explica a professora da UESPI.

Como funciona o Ambulatório Trans?

O Ambulatório disponibiliza serviços de saúde integral para a população trans, incluindo transexuais, travestis e transgêneros, totalmente via SUS. No ano de 2023, realizou 349 consultas.

Segundo a diretora do Ambulatório Integrado, Iolete Soares, o atendimento inclui especialidades como endocrinologia, psicologia, urologia e ginecologia. Para ter acesso a uma consulta, basta entrar em contato com o posto de saúde mais próximo e informar o interesse nas vagas disponíveis no ambulatório trans.