A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), por meio das Coordenações de Atenção à Saúde da Criança, à Saúde da Mulher, de Análise e Dados e do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, está promovendo a Oficina de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal. O evento ocorre no município de Floriano nos dias 4 e 5, abrangendo os municípios, Regionais de Saúde e Unidades Hospitalares das regiões Vale dos Rios Piauí, Itaueiras e Tabuleiro do Alto Parnaíba.

Durante a oficina, profissionais dos municípios discutiram o fluxo da declaração de óbito e receberam informações detalhadas sobre as fichas de investigação dos óbitos materno, infantil e fetal. Além disso, foram apresentadas as legislações, definições e atribuições do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal, o plano de ação do comitê municipal, bem como estudos de casos de óbito registrados nos municípios e a formação dos grupos de trabalho durante a oficina.

“Na oficina de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal, em Floriano, estamos, como Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna Infantil e Fetal, estimulando os municípios na organização de seus comitês municipais. Também estamos capacitando todos os técnicos e apresentando novidades sobre a análise dos óbitos que devem ser realizadas em todo o estado. Nosso objetivo é qualificar os comitês regionais do Vale do Piauí e Itaueiras, bem como do Alto Parnaíba. Estamos focados no comitê hospitalar do hospital de Uruçuí e no comitê hospitalar do hospital de Floriano. Em conjunto com todas as áreas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde e do governo do Piauí, nosso objetivo é que essas ações resultem em um impacto positivo na redução da mortalidade materno, infantil e fetal no estado do Piauí”, destacou Joselma Oliveira, vice-presidente do Comitê Estadual de Prevenção de Mortalidade Materna.

A iniciativa reforça o compromisso da Sesapi em capacitar os profissionais de saúde e em fortalecer as ações de vigilância e prevenção, visando a redução significativa da mortalidade materna, infantil e fetal no estado do Piauí.

“Estamos realizando mais uma oficina de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal com todos os municípios da região do Vale dos Rios Piauí e Itaueiras e do Alto Parnaíba. Esta oficina, juntamente com a vigilância do óbito, tem como objetivo reduzir a mortalidade materna, infantil e fetal, que é uma meta tanto do Brasil quanto do estado do Piauí. Precisamos diminuir essas mortes, especialmente as que são consideradas evitáveis”, concluiu Zenira Martins, coordenadora estadual de Análise e Divulgação de Tendências em Saúde.