A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), está capacitando, nesta sexta-feira (12), mais de cem motoristas da rede estadual de saúde com curso de direção defensiva.

O objetivo é qualificar esses profissionais com conhecimentos e habilidades em pilotagem defensiva, essenciais para a segurança no trânsito, com explica a coordenadora da Escola Pública de Saúde, Jesus Dias. 

“Nosso intuito é qualificar os motoristas da Sesapi, tando de ambulâncias como dos carros, para lidar com possíveis problemas que possam surgir no trânsito do dia a dia, garantindo que eles conheçam e sigam as normas estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito”, disse. 

Além de buscar a melhoria dos indicadores de acidentes de trânsito no Piauí, o projeto também visa a redução de internações e mortalidade por acidentes, promovendo continuamente ações educativas para um trânsito seguro. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado que atesta a sua qualificação em direção defensiva.

“Estes motoristas estão sendo capacitados sobre legislação de trânsito, psicologia aplicada e segurança no trânsito, primeiros socorros e direção defensiva. Esta ação reforça o compromisso da Sesapi com a segurança e a saúde dos profissionais que atuam no trânsito, contribuindo para um ambiente mais seguro e conscientizado”, destaca diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Lilian Araújo. 

Além do curso de direção defensiva, outros serviços serão oferecidos aos participantes pela Sesapi, incluindo atualização vacinal, exame oftalmológico, aferição de pressão e exame de glicemia. “A capacitação enfatiza a importância do respeito aos pedestres, às normas de velocidade, sinalização e conduta, elementos cruciais para tornar o trânsito mais seguro para todos”, lembra o superintendente de Gestão e Administração da Sesapi, Jônatas Melo.