A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata, desta vez, estão sendo contemplados os moradores de Barras e região com os procedimentos realizados no Hospital Regional Leônidas Melo. 

A expectativa é realizar 707 procedimentos cirúrgicos até o dia 17 de julho, como explica a diretora da unidade de saúde, Celene  Fontenele. “Mais de 700 usuários SUS foram contemplados  com este grande projeto de cirurgias de catarata. Hoje estamos no terceiro dos cinco dias de atendimento, além de Barras, cidades de Nossa Senhora dos Remédios, Porto e Campo Largo também fazem parte deste projeto.”

Uma das beneficiadas com o projeto da Secretaria de Estado da Saúde foi a aposentada Joana Machado da Silva. “Minha vista estava muito ruim, embaçada, e fui atrás dessa cirurgia e agora estou enxergando e aqui eu fui muito bem atendida. Tudo no tempo e na hora de Deus, isso aqui é uma maravilha do céu”, relata.

As cirurgias seguem cronograma estabelecido para cada região de saúde. Todos os procedimentos foram aprovados pela Comissão Intergestora Bipartite (CIB). “O objetivo é trazer oportunidade das pessoas voltarem a enxergar e terem condição de viver a sua vida de forma normal. Já passamos por boa parte das regiões de saúde do estado e até o final do ano iremos concluir a programação deste ano”, destaca o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.