O assédio moral no ambiente de trabalho foi tema da palestra ministrada nesta terça-feira (16), pela psicóloga do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST Estadual) em um canteiro de obras de empresa privada da construção civil, localizada em Teresina.

O assunto, bastante em evidência na atualidade, reuniu mais de 100 trabalhadores do local. A psicóloga do CEREST Estadual, Diana de Assis, apresentou a teoria que diz respeito ao assunto, as consequências do assédio, tanto para a empresa, quanto para o trabalhador e pontuou situações que configuram assédio moral no ambiente de trabalho.

“Fizemos colocações sobre a conduta do trabalhador diante da circunstância de assédio moral, dentre outras considerações e ficamos felizes, pois tivemos ampla participação da categoria que muito se envolveu com a apresentação”, afirmou a psicóloga.

O CEREST é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece ao trabalhador, formal ou informal, de empresa pública ou privada, com ou sem carteira assinada, serviços gratuitos de saúde, como atendimentos médico, imunização e emissão do Laudo Caracterizador de Deficiência (PCD).

No Piauí, o CEREST é vinculado a Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e tem como objetivo, promover ações que visam melhorar as condições de trabalho, em ambientes públicos e/ou privados, e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.

O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador acolhe todo trabalhador que esteja adoecido por Doenças e Agravos Relacionadas ao Trabalho (DART).

Além do CEREST Estadual, localizado na zona norte de Teresina, o Piauí conta com mais 4 unidades Regionais, nos municípios de Bom Jesus, Parnaíba, Picos e Uruçuí.