Uma comissão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esteve em visita a Secretaria de Saúde do Ceará para conhecer de perto a experiência de sucesso da pasta cearense na gestão de contratos com Organizações Sociais de Saúde (OSS).

No Piauí, a gestão de Organizações Sociais (OS) em hospitais do estado foi implantada em julho de 2023 e teve início pelas unidades de saúde: Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HRDA), em Parnaíba; o Hospital Regional de Campo Maior (HRCM), em Campo Maior e a Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, em Teresina.

No Ceará, o modelo de Organização Social é utilizado há 20 anos. Segundo o Superintendente da Região de Saúde de Fortaleza (Srfor), Icaro Borges, os contratos por OS contribuem para que os serviços prestados à população sejam cada vez mais descentralizados, alcançando ainda mais municípios.

Durante a visita, os técnicos do Piauí conheceram de perto pontos estratégicos do modelo cearense como a organização das comissões, a avaliação de metas, prestação de contas e as contratações públicas.

De acordo com o Superintendente de Gestão de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, as Organizações Sociais devem fornecer um serviço de qualidade e com metas estipuladas.

“Pelo contrato de gestão, as OS têm que prestar contas mensalmente do atendimento à população, que continua sendo realizado via SUS. A experiência do Ceará de duas décadas prova que deu certo”, diz.