A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta quinta-feira (1), uma audiência pública sobre o credenciamento de empresas de engenharia e arquitetura para prestação de serviços técnicos. A sessão foi realizada no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi) e contou com a participação de empresas e de conselhos de classe. 

Na oportunidade, técnicos da Controladoria Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) apresentaram aspectos técnicos do edital para o credenciamento das empresas interessadas em ofertar esses serviços. “Será uma competição saudável e irá ganhar quem tiver mais capacidade para ofertar o serviço”, pontuou Antonio Luiz, secretário estadual de saúde, ao abrir a audiência. 

Em seguida, o gestor frisou que o credenciamento usará o mesmo sistema que atualmente é usado para compra de medicamentos e material hospitalar. "A ideia é reduzir os custos para termos mais recursos voltados ao objeto principal, que é ampliar o atendimento, aquisição de material, equipamentos, médicos, enfermeiros e toda a equipe. O objetivo é melhorar o serviço para a população”, completou. 

A audiência contou com a participação de membros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), que considerou positiva a iniciativa da Sesapi. “Avaliamos os requisitos do edital de credenciamento e apresentamos nossas considerações. É uma medida que abre um leque na contratação de projetos na área da saúde”, disse Wellysson Souza, superintendente do órgão. 

Já o empresário Ariosto Martins, conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU-PI), destacou a relevância do credenciamento das empresas. “É uma inovação da Sesapi, mostrando que o estado está em busca de arquitetos e engenheiros de todo o estado para contribuir com as obras e projetos. Isso é muito bom e vai melhorar o mercado piauiense”, declarou. 

O edital está disponível no site da Sesapi, na aba de licitações. Para participar do credenciamento, as empresas precisam estar devidamente registradas no Crea-PI ou CAU. A documentação deve ser enviada para o email credenciamento@saude.pi.gov.br. Após análise, as empresas receberão suas senhas e login para acessar o sistema do CredSUS e estarão aptas para as cotações da Sesapi.

Link para o edital: https://saude.pi.gov.br/uploads/document/file/2782/Edital_010-2024.pdf