O Piauí será sede, a partir da próxima segunda-feira, dia 5,  de uma reunião conjunta das câmaras técnicas de Atenção à Saúde (AS) e de Atenção Primária à Saúde (APS) do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o Conass. Gestores da saúde de todos os estados estarão presentes em Teresina. O encontro, que acontecerá no Auditório Tupperware, na avenida Frei Serafim, a partir das 8h30, terá encerramento no dia 7 de agosto.

Durante o encontro serão apresentadas e discutidas importantes temáticas da atenção à saúde, além de promover a integração dessas áreas, fator indispensável para a devida organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e efetiva consolidação do SUS.

Além de palestras e discussões sobre melhorias para a RAS, através da planificação da rede e dos seus serviços, o evento contará ainda com uma agenda de visita ao ambulatório Nova Maternidade  Dona Evangelina Rosa, experiência de integração entre as áreas da saúde.

“A visita será um momento essencial nos trabalhos  desenvolvidos, uma vez que o ambulatório da nova maternidade é uma das experiências mais exitosas de organização ambulatorial integrada com a atenção primária no Piauí. O serviço que atende as gestantes e bebês de alto risco da macrorregião Meio Norte se destaca pela sua qualidade e a presença de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento da gestante e do bebê”, explica a superintendente de Atenção Primária a Saúde e municípios da Sesapi, Leila Santos.

No dia 06  as câmaras técnicas seguirão os trabalhos com plenárias de discussões e análise sobre a planificação e outras experiências exitosas nessas áreas. No dia 07, as equipes dos estados irão realizar deslocamento até o município de Caxias, no Maranhão, para visitar os serviços de saúde do CEAMI, ambulatório especializado.

“É um momento de importantes discussões onde o Piauí apresenta uma experiência exitosa para os demais estados e contribui para aos debates sobre melhoria na planificação da Rede de Atenção a Saúde,  esperamos que seja um momento proveitoso para todas as equipes que participarem das discussões e visitas programadas”, fala o secretário de estado da saúde, Antonio Luiz.