Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Cievs Piauí e Amazonas realizam reunião para troca de experiências sobre controle de agravos em grandes eventos
O objetivo é buscar a integração das vivências daquele estado, para servir de modelo nos grandes eventos realizados no Piauí.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), esteve reunido, nesta quinta-feira(08), com o CIEVS Amazonas para troca de experiências sobre controle de agravos em grandes eventos.
O objetivo é buscar a integração das vivências daquele estado, para servir de modelo nos grandes eventos realizados no Piauí. “O festival de Parintins foi um dos primeiros eventos pós pandemia, que contou com toda uma estratégia de vigilância em saúde. E sabendo dessa experiência do CIEVS Amazonas, buscamos essa integração para aplicar aqui no Piauí”, disse a coordenadora do centro do Piauí, Amélia Costa.
A reunião foi uma oportunidade de discutir e alinhar as ações de Vigilância em Saúde que contemplam a notificação e monitoramento de doenças infectocontagiosas, que possam está circulando durante o período de grandes eventos, como Carnaval e micaretas.
“O intuito é atuar, visando que todos os envolvidos estejam preparados para lidar, em tempo oportuno, com qualquer agravo que possa surgir durante essas festividades e saber todo o processo de manejo e notificação”, pontua a coordenadora.
O Centro de informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do Piauí configura como uma unidade componente da Rede de Monitoramento e Respostas às Emergências em Saúde Pública e trabalha com detecção, monitoramento e coordenação a respostas às emergências em saúde pública que surgirem, como doenças de notificações compulsória imediata, surtos ou epidemias, tentativas de suicídio, agravos decorrentes de desastres ou acidentes de qualquer natureza e eventos de massa.