Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hemopi recebe novos veículos para reforçar atendimento no Piauí
Os veículos vão dar suporte as atividades administrativas, ações de captação de doadores e transporte de pacientes nos hemocentros regionais de Parnaíba, Picos e Floriano.
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) recebeu, nesta segunda-feira (13), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), três veículos que vão dar suporte as atividades administrativas, ações de captação de doadores e transporte de pacientes nos hemocentros regionais de Parnaíba, Picos e Floriano.
A aquisição dos três veículos será de grande auxílio nos trabalhos desenvolvidos pela hemorrede do Piauí. "Os maiores beneficiados serão os usuários dos serviços de saúde que, caso precisem rapidamente de hemocomponentes, teremos mais condições de garantir a chegada desse material o mais rápido possível”, disse o diretor do Hemopi, Rafael Alencar.
Os veículos foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde. "Estamos entregando três veículos para auxiliar nos trabalhos de transporte de doadores, e no transporte de materiais produzidos pela hemorrede para unidades hospitalares do nosso estado. É mais uma ação da Sesapi, por meio de recurso federal, garantindo o reforço aos trabalhos do Hemopi nos municípios de Floriano, Picos e Parnaíba”, disse o secretário de saúde, Antônio Luiz.
O superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campêlo, enfatizou a importância desses investimentos para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado à população.
"Estamos trabalhando para descentralizar os serviços de produção de hemocomponentes do Hemopi nas sedes de macrorregiões em Picos, Parnaíba e Floriano e, esses veículos, vem fortalecer esse trabalho no transporte do material produzido, nas questões administrativas e se necessário no transporte dos próprios doadores, tudo para facilitar o processo de doação na nossa hemorrede", declarou.
Em julho, o Hemopi encerrou a descentralização da produção de plaquetas em todas as macrorregiões. Agora, além de Teresina, os Hemocentros Regionais de Picos e Parnaíba também estão aptos a produzir o hemocomponente.
A descentralização vai facilitar a logística de distribuição, reduzindo o tempo de resposta às unidades de saúde abastecidas pelo Hemopi, levando mais agilidade, segurança e qualidade ao atendimento dos pacientes.