A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) e do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou, nesta segunda-feira (12), no pátio da Sesapi, mais uma etapa das Estações de Saúde do Trabalhador, um projeto que visa conhecer o perfil de saúde dos trabalhares, público e/ou privado. O público alvo da ação foi os trabalhadores da Sesapi.

Ao todo, são 8 estações que contam com serviços de avaliação nutricional, ergonomia, aferição de pressão, testes rápidos de glicemia, vacinação contra febre amarela, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral), além de orientações sobre alimentação saudável, obesidade, hipertensão, entre outros. 


 
“Estamos voltando a nossa atenção neste momento, priorizando o cuidado dos trabalhadores da SESAPI. Uma das funções do CEREST é apoiar e cuidar dos trabalhadores, então, estamos aqui fazendo um chamamento de atenção à saúde, cuidando dessas pessoas que cuidam de outras pessoas”, disse a Diretora de Vigilância em Saúde da SESAPI, Cristiane Moura Fé.

Conhecer o perfil do trabalhador permite que o Estado tenha uma melhor avaliação dos riscos e agravos que o profissional está submetido, possibilitando traçar estratégias para a melhoria do cuidado de todas as categorias de trabalhadores, independente da atividade que ele execute.

“Acolher o trabalhador, identificar seus agravos e cuidar desse trabalhador é o nosso objetivo. Todos os serviços e orientações oferecidos aqui na SESAPI foram realizados por uma equipe multiprofissional da DIVISA/CEREST, composta por enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo”, afirmou a coordenadora do CEREST Estadual, Iolanda Soares.

As Estações de Saúde e do Trabalhador terão continuidade no decorrer deste ano, em Teresina e interior do estado. Os locais serão definidos e divulgados posteriormente pelo CEREST estadual e regionais.