O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), vem investindo na descentralização do Hemopi, garantindo que os serviços oferecidos no interior tenham a mesma qualidade dos disponibilizados em Teresina. Um exemplo disso são as câmaras frias e centrífugas que acabam de ser entregues.  Os equipamentos vão reforçar o atendimento feito nas unidades regionais. 

“Estes equipamentos fazem parte de uma meta de governo que é modernizar todo o parque tecnológico das unidades vinculadas à Secretaria de Saúde, visando aprimorar cada vez mais o atendimento de saúde prestado à população”, afirma o diretor do Hemopi, Rafael Alencar. 

Os equipamentos são provenientes de proposta federal e totalizam um investimento de R$ 319.299,96. As 16 câmaras frias serão destinadas aos Hemocentros Regionais de Parnaíba, Picos e Floriano, que recentemente iniciaram a produção de plaquetas, um serviço antes realizado somente pelo Hemocentro Coordenador em Teresina. 

As 15 centrífugas de bancada vão auxiliar no trabalho desenvolvido pela Hemorrede do Piauí e serão destinadas para as Agências Transfusionais de Piripiri, Oeiras, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, além dos hemonúcleos de Picos, Parnaíba e Floriano. 

Neste mês de Agosto, o Hemopi recebeu ainda três veículos que foram direcionados as unidades regionais para dar suporte às atividades administrativas, ações de captação de doadores e transporte de pacientes.