A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), por meio da Central de Transplantes, está promovendo a XIX Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, que ocorre durante todo o mês de setembro. Com o slogan "Deixe Acesa a Chama da Vida, Seja Doador de Órgãos e Tecidos", a campanha visa conscientizar a população sobre a importância da doação, salvando vidas por meio de transplantes.

Diversas atividades estão programadas, começando com o Treinamento de Formação dos Técnicos de Tecidos Oculares no Hospital Regional de Campo Maior, de 2 a 11 de setembro, sob a instrução de profissionais do Banco de Tecidos Oculares do Piauí.

Em diferentes dias do mês, serão realizadas ações de divulgação sobre o processo de doação e transplante em toda a Rede Hospitalar de Teresina e também nas cidades de Parnaíba, Piripiri e Campo Maior. No dia 13 de setembro, haverá um curso de capacitação sobre o processo de doação e transplantes no Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI).

A campanha se estenderá até o final do mês, com destaques como a missa em ação de graças no Hospital Getúlio Vargas, a Roda de Conversa sobre doação no Ministério Público, e um passeio ciclístico promovido pela The Auge Bike Shop.

Lourdes Veras, coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, destaca a relevância da campanha, enfatizando que a doação de órgãos é um ato de generosidade que pode transformar vidas. "Queremos sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação. Uma única pessoa pode salvar várias vidas, mantendo acesa a chama da vida em outros", afirma.

A campanha Setembro Verde reforça o compromisso do Piauí em promover a doação de órgãos e tecidos, incentivando a população a se tornar doadora e contribuir para salvar vidas.