Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Programa Piauí Saúde Digital chega ao Hospital do Mocambinho
O paciente pode acessar o serviço por meio do celular, tablet ou computador conectado à internet
O Programa Piauí Saúde Digital chegou ao Hospital do Mocambinho, em Teresina. O serviço de teleconsultas está disponível desde o dia 2 de setembro para a população da região. A telessaúde está presente nos 222 municípios do estado que fizeram a adesão. Apenas Teresina e Parnaíba não ingressaram, no entanto, na capital, o Piauí Saúde Digital já é uma realidade no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cerest Entre Rios e, agora, no Hospital do Mocambinho.
O paciente pode acessar o serviço por meio do celular, tablet ou computador conectado à internet. O usuário só precisa baixar o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Apple ou Android, ou pelo site: app.piauisaudedigital.com.br. Após realizar o cadastro, o paciente já tem acesso ao Saúde Digital (veja o passo a passo abaixo).
Caso não tenha acesso à internet, o usuário pode se deslocar ao Hospital do Mocambinho e realizar a sua consulta na sala do programa instalada na unidade de saúde. O atendimento com clínico geral é 24 horas. Nas demais especialidades médicas, o tempo médio de espera por uma consulta é de, no máximo, uma semana. São ofertados atendimentos em ginecologia, dermatologia, neurologia, psiquiatria, cardiologia, endocrinologia, pediatria e ortopedia, além das especialidades não médicas de psicologia e nutrição.
"Já estamos em 222 cidades do Piauí levando mais saúde e atendimento à nossa população, que não precisa se deslocar em busca de uma consulta", disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo.
Na avaliação de Mario Sapede, superintendente hospitalar da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), gestora do Hospital do Mocambinho, a integração da unidade ao programa Piauí Saúde Digital é um avanço significativo por potencializar o acesso dos piauienses à saúde, otimizar o tempo de atendimento e reduzir a necessidade de deslocamento para consultas simples.
“Esse serviço já tem demonstrado grande sucesso em outras unidades geridas pela SBCD e estamos confiantes de que essa iniciativa trará os mesmos benefícios aqui no Mocambinho, promovendo um atendimento mais eficiente e acessível para a população”, afirma.
Como ter acesso ao Piauí Saúde Digital
- Passo 1: Cadastre os dados solicitados no site https://app.piauisaudedigital.com.br/first-access/piaui
- Passo 2: Você receberá um e-mail com seu login e senha temporária de acesso.
- Passo 3: Baixe o aplicativo Piauí Saúde Digital nas lojas Apple ou Android , ou entre no site: app.piauisaudedigital.com.br.
- Passo 4: Insira os dados recebidos no e-mail e crie uma senha pessoal.
- Passo 5: Pronto! Agora você está dentro do Saúde Digital, preencha os dados e clique em solicitar atendimento. Em minutos um médico atenderá você.
A consulta online via aplicativo pode ser feita através do próprio celular, computador ou tablet, ou em uma sala de saúde digital disponível nas Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da casa do paciente.
O pronto atendimento é realizado por um clínico geral. Se houver necessidade, o profissional pode fazer encaminhamento do paciente para médicos especialistas via agendamento com a regulação de cada município.