Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi realiza treinamento com objetivo de modernizar gestão hospitalar
A ação reforça o uso de dados e evidências para aprimorar a tomada de decisões estratégicas na saúde pública do estado
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou a capacitação de superintendentes e diretores de hospitais estaduais de Teresina sobre o Módulo de Gestão Estratégica, por meio do Painel de Indicadores do Sistema de Gestão Hospitalar MV Soul. A ação reforça o uso de dados e evidências para aprimorar a tomada de decisões estratégicas na saúde pública do estado.
O treinamento abrange diversos tópicos, como a introdução ao Painel de Indicadores, onde são explicadas as principais métricas, incluindo tempo de espera, taxa de ocupação e mortalidade. Também há a demonstração do uso prático da ferramenta, permitindo a personalização de filtros, visualização de relatórios e extração de dados para análises detalhadas.
Outro ponto importante do curso é a interpretação dos indicadores, que ensina aos gestores como utilizar os dados para acompanhar o desempenho das unidades e propor melhorias na gestão dos recursos e serviços. A capacitação busca garantir que as decisões sejam baseadas em informações concretas e direcionadas ao aprimoramento da assistência hospitalar.
"Com a implementação do Painel de Indicadores do MV Soul, a Sesapi busca modernizar a gestão hospitalar e avançar na transformação digital do setor. A plataforma permite monitorar o desempenho hospitalar em tempo real, proporcionando mais eficiência, transparência e qualidade no acompanhamento das atividades nas unidades de saúde”, destaca Jefferson Campelo, assessor da Sesapi.
Além dos gestores da sede da Sesapi, a capacitação já foi realizado com os diretores do Hospital Areolino de Abreu (HAA), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), Hospital da Polícia Militar (HPM) e Instituto de Doencas Tropicais Nathan Portela (IDTNP).
“Ao final do treinamento, os participantes têm a oportunidade de discutir, esclarecer dúvidas e sugerir ajustes para melhorar o Painel de Indicadores. A expectativa da SESAPI é que os gestores saiam capacitados para implementar mudanças significativas, promovendo um atendimento mais ágil, seguro e de qualidade à população piauiense”, conclui Campelo.