Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi sedia oficina de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde
O evento visa discutir a federalização dos dados de saúde, abordando o cenário atual e as responsabilidades das instituições.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) sedia, nos dias 23 e 24 de setembro, a oficina de Federalização da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). O evento visa discutir a federalização dos dados de saúde, abordando o cenário atual e as responsabilidades das instituições. Esse processo de transformação digital na saúde faz parte das ações de melhorias determinadas pelo Governo do Estado.
No primeiro dia, a programação incluiu palestras sobre a RNDS e os papéis das instituições, além de oficinas práticas sobre governança e domínio institucional. “Estamos, nestes dois dias, recebendo as equipes do Ministério da Saúde e dos demais estados, que estão sendo pilotos desse projeto, que é fundamental para integrar dados de saúde no país, permitindo uma gestão mais eficiente”, destaca Odisley Soares, diretor de Unidade de Tecnologia e Segurança da Informação.
O segundo dia contará com simulações práticas do fluxo de recebimento de dados e uma rodada de discussões entre representantes dos estados participantes. “O foco desta oficina está voltado para as dimensões institucionais e de governança, que são bastante importantes para estruturar o projeto e garantir sua sustentabilidade”, explicou a representante do Ministério da Saúde, Silmara Vieira.
O Piauí, como um dos estados pilotos, avança na interconexão de dados entre as esferas do Sistema Único de Saúde (SUS). Até o momento, a RNDS já compartilhou cerca de 1,2 bilhão de registros em diversas categorias, incluindo exames laboratoriais e atendimentos clínicos. “Este é um projeto de prioridade do Ministério da Saúde e vemos também essa prioridade pelo estado do Piauí, que já é uma referência em saúde digital, e esse projeto vem para compartilhar esses dados e fazer políticas públicas de qualidade de forma assertiva”, pontuou o assessor técnico do Ministério da Saúde, Josélio Queiroz.
A Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) é uma plataforma nacional de integração de dados em saúde e é um projeto estruturante do Conecte SUS, programa do Governo Federal para a transformação digital da saúde no Brasil. “É fundamental que todos, como gestores e profissionais de saúde, compreendam suas responsabilidades nesse processo e trabalhem juntos para superar os desafios”, afirmou Dirceu Campêlo, superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi.
Piauí, Ceará, Santa Catarina, Tocantins, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Pernambuco são os estados-piloto da iniciativa. “São dois dias de muita troca e aprendizado, para que possamos construir o plano de federalização da RNDS”, explica Gabriel Mauriz, diretor de Saúde Digital da Sesapi.