A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) promoveu, na manhã desta segunda-feira (14), uma ação em alusão ao Outubro Rosa, voltada para o incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Também foram disponibilizados exames por meio do Caminhão da Mamografia.

Na ação, foram ofertados serviços de saúde, como a realização de mamografias para as servidoras e uma palestra com a médica ginecologista obstetra Lorena Norberto, que falou sobre o autocuidado, essencial para a prevenção da doença.

“É essencial que as mulheres cuidem de sua alimentação, façam atividade física e busquem realizar os exames preventivos, pois um diagnóstico tardio implica tratamentos mais radicais, com mais morbidades e maior impacto na qualidade de vida”, reforça a especialista.

A coordenadora da Saúde da Mulher da Sesapi lembra que é fundamental que as mulheres façam o autoexame e que, ao observar qualquer alteração, procurem o serviço de saúde. “O que se pretende é alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância do diagnóstico precoce, uma vez que, diagnosticado cedo, as possibilidades de cura e as repercussões físicas e psicológicas são menores”, disse.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. A prevenção primária e a detecção precoce contribuem para a redução da incidência e da mortalidade de pessoas com a doença.