A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realizou mais uma edição da reunião científica de obstetrícia e neonatologia na manhã desta quarta-feira (16). Coordenado pelo médico obstetra Arimatéa Santos, o evento tem como objetivo promover a constante atualização dos profissionais de saúde que atuam na assistência à mulher e ao recém-nascido.

Nesta edição, o tema discutido foi “Toxoplasmose: Diagnóstico e Condutas”. O encontro contou com a participação de profissionais de diversas áreas, como médicos, enfermeiros, residentes e estudantes de medicina, que discutiram as atualizações no protocolo de manejo da toxoplasmose gestacional.

“Hoje discutimos a toxoplasmose, uma doença prevalente no Brasil, que pode causar sérias complicações fetais, como a microcefalia. Em 2022, o Ministério da Saúde atualizou o protocolo de manejo e nós adaptamos essas mudanças à nossa realidade na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa”, explicou Arimatéa Santos, médico obstetra e preceptor da Reunião Científica.

As reuniões científicas da instituição acontecem há mais de 30 anos, semanalmente, abordando temas relevantes para as áreas de obstetrícia e neonatologia. Elas são abertas para estudantes de medicina, enfermagem e toda a equipe multiprofissional que atua no ciclo gravídico-puerperal, reforçando o compromisso da maternidade com a qualificação dos profissionais e a melhoria da qualidade da assistência, contribuindo para a redução da mortalidade materna.

Por Júlia Albuquerque (Ascom/NMDER)