A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da sua Coordenação de Equidade em Saúde, promoveu, nesta segunda-feira (21), a oficina "Encontro com a Nutrição". No evento, a equipe da secretaria se reuniu com professores e representantes de centros acadêmicos e ligas acadêmicas dos cursos de graduação e pós-graduação de nutrição para discutir a implementação de ações e atividades que trabalhem a equidade em saúde destinadas às populações vulneráveis.

A perspectiva é que o trabalho conjunto da Sesapi com os cursos acadêmicos amplie o alcance das ações efetivas de promoção de alimentação, nutrição e segurança alimentar para as populações mais vulneráveis, como indígenas e quilombolas, destacando a importância da pauta para a manutenção da qualidade de vida da população em geral. Além disso, a implementação da pauta nas discussões acadêmicas deverá promover a formação de profissionais da nutrição mais sensíveis à questão da equidade em saúde.

"Queremos promover uma análise e sensibilização da área acadêmica para essas temáticas, bem como aprimorar e ampliar o planejamento de ações da academia no âmbito da equidade em saúde para o ano de 2025. A ideia é dar apoio na promoção de projetos e atividades de extensão que trabalhem com comunidades quilombolas, indígenas, pessoas com necessidades especiais ou em situação de rua, alcançando uma maior parcela da população com base nesse trabalho em equipe", destaca Norma Alberto, nutricionista da Coordenação de Equidade em Saúde da Sesapi.

O evento aconteceu no Tribunal de Contas do Estado e reuniu representantes de Instituições de Ensino públicas e privadas.