O Governo do Piauí deu passos importantes para melhorar a saúde pública em 2024, com investimentos na descentralização e modernização dos serviços hospitalares. A criação de mais de 200 novos leitos e a melhoria da infraestrutura em diversas regiões estão garantindo um atendimento médico mais ágil e eficiente, especialmente fora de Teresina.

Luzia Iolanda, mãe de uma paciente, vivenciou os benefícios da descentralização. Sua filha passou por uma cirurgia no Novo Hospital Regional de Picos e elogiou o atendimento. “Aqui, os procedimentos são muito mais rápidos. Minha filha foi chamada em menos de três meses, enquanto uma amiga em Teresina esperou um ano pela mesma cirurgia”, contou.

Maria Iolanda de Macedo, de Ipiranga do Piauí, também foi beneficiada com as melhorias e destacou a agilidade no hospital de Picos. “Aguardei menos de três meses para ser atendida. Só tenho a agradecer pela dedicação da equipe”, relatou.

Joaquim da Silva Pereira, de Parnaíba, realizou uma cirurgia de próstata no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) sem precisar ir à capital. “O suporte foi excelente e a proximidade de casa ajudou muito na minha recuperação. Este governo está de parabéns”, afirmou.

Expansão que faz a diferença

As obras e investimentos beneficiaram diversas regiões. O Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, recebeu 80 novos leitos na primeira fase, com mais 68 previstos na próxima etapa.

“Com esses investimentos realizados pelo governador Rafael Fonteles, o Piauí está tornando a saúde pública mais acessível e eficiente, reafirmando seu compromisso de melhorar a qualidade de vida de todos os piauienses”, disse o secretário de saúde, Antônio Luiz.

O Novo Hospital Regional de Picos ganhou 60 leitos de enfermaria e 10 de UTI. Em Picos, o Hospital Regional Justino Luz também recebeu 18 novos leitos pediátricos, incluindo um de isolamento.

Em Parnaíba, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde recebeu 39 leitos de enfermaria e um de isolamento. Em Teresina, o Hospital da Polícia Militar passou a contar com 52 novos leitos e 4 salas cirúrgicas, tornando-se referência em ortopedia, dermatologia, planejamento familiar, odontologia para TEA e deficiência intelectual, além de cirurgia geral.

Em Simplício Mendes, o Hospital Estadual José de Moura Fé recebeu um novo centro cirúrgico e já realizou mais de 300 procedimentos, assim como o Hospital de Elesbão Veloso.

O superintendente de Média e Alta Complexidade, Dirceu Campelo, destacou a importância desses avanços. “Estamos descentralizando os serviços, garantindo que a população tenha um atendimento de qualidade perto de casa. Isso reduz deslocamentos e filas de espera, proporcionando mais conforto e eficiência”, finalizou.