07 de Novembro de 2010 | Atualizado em 31 de Outubro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

VIGILÂNCIA SANITÁRIA AVALIA 2010 E TRAÇA ESTRATÉGIAS PARA 2011

Acontece até a próxima sexta-feira (5) a Oficina de Monitoramente de Avaliação das Ações de Vigilância, no auditório da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária. Na pauta, além da avaliação sobre ano de 2010, cerca de 70 técnicos estão traçando estratégias para o próximo ano.

Entre as discussões, os técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, estão abordando a norma da Anvisa que estabelece que os antibióticos vendidos nas farmácias e drogarias do país só poderão ser entregues ao consumidor mediante receita de controle especial em duas vias. A reunião conta com a presença da técnica da Agência, Simone Ribas, que participou das discussões e implantação da norma.

De acordo com a nova resolução, a retenção das receitas dos antibióticos será obrigatória a partir de 28 de novembro. A partir deste dia, os prescritores devem atentar para a necessidade de entregar, de forma legível e sem rasuras, duas vias do receituário aos pacientes. As embalagens e bulas também terão que mudar e incluir a seguinte frase: “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”. As empresas terão 180 dias para fazer as adequações de rotulagem.

As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que tem uso exclusivo no ambiente hospitalar. O objetivo da Anvisa, ao ampliar o controle sobre esses produtos, é contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.

Para a diretora da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves, a avaliação é importante, pois ajuda a traçar estratégias para o próximo ano, além de esclarecer os técnicos sobre as novas resoluções e decisões da Anvisa. “Também estão participando da reunião, o Centro de Informações Toxicológicas do estado, o Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador e a Vigilância Sanitária do Município de Teresina. A discussão acerca a nova norma de prescrição de antibióticos é importante já que quem vai orientar e monitorar somos nós”, destacou a diretora.