01 de Fevereiro de 2021 | Atualizado em 23 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária inicia curso básico de inspeção com VISAS Municipais

Mais de 150 profissionais participaram do curso, que está ocorrendo por meio remoto, com programação que se estenderá até o próximo dia 5.

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI)/Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) iniciou nesta segunda-feira (01), o Curso Básico de Inspeção em Produtos e Serviços com aulas teóricas destinadas aos profissionais das Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAs), para treinar a equipe técnica sobre as ações do órgão. A diretora da DIVISA, Tatiana Chaves fez a abertura do encontro.

Neste primeiro dia, a fiscal sanitária da DIVISA, Iolanda Soares fez uma contextualização da VISA no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as competências das ações de VISA nas três esferas de gestão.

Em seguida, o assunto apresentado tratava sobre Gerenciamento do Risco Sanitário (estudos de casos), Segurança do Paciente – RDC ANVISA Nº 36/2013 e as Boas Práticas de Funcionamento de Serviços de Saúde – RDC Nº 63/2011/ANVISA.

Amanhã (02), a programação terá sequência com conteúdo voltados sobre o perfil do inspetor sanitário e o planejamento das inspeções.