12 de Dezembro de 2023 | Atualizado em 29 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Inscrições abertas para curso virtual sobre Boas Práticas em Serviços de Sangue

Ofertado pela Opas, em parceria com a Anvisa, o curso é destinado a profissionais de serviços de sangue e de vigilância sanitária dos países da região das Américas.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Anvisa lançam, nesta terça-feira (12/12), o Curso Virtual sobre Boas Práticas de Fabricação em Serviços de Sangue, destinado a profissionais de serviços de sangue e de vigilância sanitária dos países da região das Américas. 

O curso será ofertado na modalidade autoaprendizagem, via plataforma on-line do campus virtual de saúde pública da Opas, em espanhol e português. São 14 módulos, que abordam conteúdos sobre processos da qualidade e boas práticas de fabricação do ciclo do sangue. O objetivo é subsidiar as equipes envolvidas com a implementação de processos de qualidade e a organização dos serviços de sangue em modelos eficientes e sustentáveis, com o aumento qualitativo da produção de plasma para a produção de medicamentos hemoderivados e o alcance das metas regionais de acesso a sangue seguro. 

Os interessados podem fazer sua inscrição por meio de um link específico. O participante que concluir os requisitos do percurso formativo receberá um certificado emitido pela Opas.  

Etapa concluída 

O lançamento do Curso Virtual sobre Boas Práticas de Fabricação em Serviços de Sangue faz parte da agenda da Reunião das Autoridades Reguladoras Nacionais de Referência da Organização Pan-Americana da Saúde (ARNr/Opas), que termina nesta terça-feira (12/12), na sede da Opas no Brasil, e marca a conclusão do projeto realizado entre 2021 e 2023. Esse projeto contou com a coordenação da Opas, em parceria com a Anvisa, e a colaboração do Ministério da Saúde, do Instituto Pró-Hemo Saúde e da Fundação Pró-Sangue de São Paulo, além da participação de diversas instituições e representantes da hemoterapia brasileira e de órgãos de vigilância sanitária no país.