25 de Janeiro de 2024 | Atualizado em 29 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária realiza ações no litoral com apoio dos CEREST’s Regionais

A ação aconteceu no período de 22 a 25 de janeiro.

Uma equipe da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) esteve em Luís Correia, no período de 22 a 25 de janeiro, para realizar uma reunião técnica com os Centro Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador dos municípios de Parnaíba, Picos, Bom Jesus e Uruçuí, para articular e harmonizar as ações de Saúde do Trabalhador no estado, além da elaboração da Programação Anual de Saúde 2024 para área da Saúde do Trabalhador, socialização de informações técnicas e outras deliberações.

A DIVISA também reuniu uma equipe de profissionais do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde de Parnaíba (HEDA) para intensificar as notificações e adesão ao Projeto Implantação da Ferramenta de Notificação de Acidentes de Trabalho na Rede Urgência e Emergência – NOSAT-RUE: Uma vigilância Necessária!

“Tivemos a adesão do HEDA nesse projeto, no qual a direção se comprometeu com a continuidade das notificações realizadas pelo hospital”, disse a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves, que acompanhou toda a programação da equipe em Luís Correia.

Inspeção Sanitária – Em Parnaíba, os ficais da Vigilância Sanitária do Estado inspecionaram uma clínica de Radiodiagnóstico e distribuidora de medicamentos, onde foi aplicado os Roteiros de Inspeção e demais procedimentos relativos à inspeção sanitária, conforme legislação vigente.

Oficina SMS de Luís Correia - Ainda na programação das atividades realizadas pela DIVISA, o órgão realizou “I Oficina de Sensibilização e Capacitação sobre Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador com foco nas Notificações” com palestras sobre o “Processo de trabalho ESF/Saúde do Trabalhador – Reconhecer usuário/trabalhador” e “Segurança do Paciente na APS e outros níveis de atenção”.

A equipe da DIVISA deve retornar ao litoral no início de fevereiro para dar continuidade as ações nos municípios de Cocais e Ilha Grande.