01 de Abril de 2024 | Atualizado em 29 de Abril de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Vigilância Sanitária realiza Oficina sobre Segurança do Paciente em Água Branca

As oficinas trazem a necessidade da instituição dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos assistenciais de saúde.

No dia Nacional de Segurança do Paciente, comemorado nesta segunda-feira (01 de abril), o Piauí segue desenvolvendo ações para viabilizar práticas mais seguras nos serviços de saúde. Nesse sentido, uma equipe da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) está em Água Branca, para dar continuidade à Oficina de Implantação da Segurança do Paciente na Atenção Primária em Saúde, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) nos municípios.

As oficinas trazem a necessidade da instituição dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) nos estabelecimentos assistenciais de saúde, bem como em clínicas oncológicas, clínicas de hemodiálise, hemoterápicas, entre outras.

“A instituição do NSP e as ações estratégicas a serem realizadas nos municípios por meio do Plano de Ação já estão pactuadas na Comissão Intergestora Bipartite (CIB), entre a SESAPI e as Secretarias Municipais de Saúde, com objetivo de implantar os protocolos definidos pela Organização Mundial de Saúde”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

O Piauí conta atualmente com 113 Núcleos de Segurança do Paciente cadastrados junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“A implantação do NSP no serviço de saúde possibilita uma assistência mais segura a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam por atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde”, acrescentou Tatiana Chaves.

Em Água Branca, a Oficina de Implantação da Segurança do Paciente na Atenção Primária em Saúde contou com o apoio da gestão municipal e a participação efetiva das equipes de atenção primária, Centro de atenção Psicossocial (CAPS), Centro de Especialidade Odontológica, profissionais que atuam em serviços de saúde do município (enfermeiros, médicos, serviços de limpeza, entre outros), bem como agentes comunitários de saúde, fiscais da vigilância sanitária municipal, agentes de endemias e técnicos de saúde bucal.

“A gente sabe da importância da temática de segurança do paciente para a saúde, especialmente para o Sistema Único de Saúde e que ela tem que estar em todos os serviços, seja ele público ou privado”, pontuou o secretário municipal de saúde de Água Branca, Amilton Feitosa.

A programação das Oficinas segue na próxima quarta-feira (03), no município de Regeneração.