02 de Maio de 2024 | Atualizado em 17 de Maio de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

Hospitais do estado participam de projeto da Anvisa sobre melhoria de higiene das mãos

A Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA) reuniu-se nesta quinta-feira (02), de modo online, com os 18 hospitais (públicos e privados) participantes do Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos – 2024, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Piauí está na fase de Intervenção, que corresponde à terceira etapa do projeto. Iniciada no dia 8 de abril, nessa etapa, os hospitais, com orientações da DIVISA, realizam campanhas internas nas instituições, bem como capacitações e melhorias nas estruturas físicas, focadas na higienização das mãos.

“Essas melhorias vão desde o investimento em insumos para a realização dos cinco momentos de higienização das mãos, até a colocação de dispensador de álcool e pias”, explicou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves.

Participam do projeto os hospitais - Hospital Regional Justino Luz, Hospital Regional Tibério Nunes, Hospital Regional Chagas Rodrigues, Hospital Regional Cândido Ferraz, Hospital Regional Deolindo Couto, HPM, Nova Maternidade D. Evangelina Rosa, HGV, Hospital Natan Portella, Hospital Infantil Lucídio Portella, hospital regional de Campo Maior, Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Hospital Universitário, HUT, Maternidade Wall Ferraz, Unimed, Hospital São Paulo e HTI.

O Projeto de Implantação Nacional da Estratégia Multimodal de Melhoria da Higiene das Mãos tem como objetivo, avaliar o impacto da implementação da estratégia nos indicadores de higiene das mãos e das taxas de incidência das Infecções Primárias da Corrente Sanguínea associadas aos Cateteres, priorizando a higiene das mãos como medida crucial de prevenção e controle das IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde).

“A expectativa é que com esse Projeto, nós possamos ter um maior controle das infecções, redução dos riscos e proporcionar uma assistência mais segura e de qualidade nos serviços de saúde do Estado”, destacou Tatiana Chaves.’’