O Piauí deve ser beneficiado com a primeira parceria internacional estabelecida com o programa Fome Zero, que será firmada entre o governo federal, o governo estadual e um grupo de italianos que pertence à Associação Moderna Terceiro Mundo, pertencente à Rede Radiè Resch. A associação já desenvolve 47 projetos de ajuda social no Brasil, há 15 anos. Ontem (Quinta-feira 22/05), os italianos Luca Mucci, Antônio Vermigli e Regazzoni Pierangelo, reuniram-se, no Palácio do Planalto, com o assessor especial da Presidência da República para o Fome Zero, Frei Betto, e com o secretário estadual de Saúde do Piauí, Nazareno Fonteles, para tratarem sobre a construção ou reforma de um hospital que beneficie a região onde o Programa Fome Zero foi implantado, ou seja, a região de Picos. O secretário estadual de Saúde estava em Brasília participando da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Saúde da Comissão Intergestores Tripartite. Durante a reunião, Frei Betto, explicou que o fato do programa Fome Zero ter iniciado no Piauí, através das duas experiências pilotos dos municípios de Guaribas e Acauã, e do mesmo estar apresentando resultados positivos, justificam as razões do governo federal está direcionando a primeira parceria internacional do Fome Zero com esse grupo que trabalha em associações, ONG´s, igrejas, empresas e governos provinciais italianos. “Estamos querendo fazer um trabalho de qualidade intensiva, e não tanto de quantidade, no Fome Zero, ou seja, queremos que cada município beneficiado tenha uma série de convergências de parcerias, que realmente levem a população a produzir renda e a sair da exclusão social. E isso vai ser estendido à medida em que se ampliar a parceria também pelos outros Estados do Brasil. Daí a razão que estamos centralizando também essa primeira parceria internacional”, afirma o assessor da presidência da República. Essa parceria terá como enfoque inicial a área da saúde, mas também deverão ser firmadas outras parcerias, na área da educação, cultura, e até em relação a outras questões ligadas à saúde, como a construção ou implantação de casas de partos. Segundo Frei Betto, o Fome Zero recebeu a oferta, de construção ou reparação de um hospital, do Dr. Gino Strada, que é um médico famoso, internacionalmente, pela dedicação às vítimas de guerras e conflitos em áreas muito pobre no mundo. “Encaminhamos isso ao governador Wellington Dias, e ele se interessou em ter esse hospital no Piauí, e tomara que venha outras ofertas semelhantes, para que a gente também possa estendê-las para outros Estados”, comenta Frei Betto. Antes de terminar a reunião, o italiano Antonio ligou para o Dr. Gino Strada para articular a vinda da delegação de italianos ao Piauí, para o mês de julho, provavelmente entre o período de 22 a 26 de julho. Devem integrar essa delegação o governador do Estado da Emilia Romagna, Vasco Errani, o presidente da província de Modena, Graziano Errani, e o prefeito de Modena, Giuliano Barbolini.