A secretaria estadual de Saúde, em parceria com a Fundação Nacional de Saúde/FUNASA, está realizando, a partir de hoje (segunda-feira 26/05), uma oficina para formação de multiplicadores nas ações de comunicação e mobilização social, junto ao Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). Também está sendo realizado um seminário para discutir os métodos e técnicas de trabalho educativo no PNCD, visando fortalecer os Comitês Municipais de Controle da Dengue no componente de comunicação e educação em Saúde.
As duas atividades estão sendo realizadas na pousada São Jorge, no município de Altos, elas serão encerradas na próxima sexta-feira (dia 30/05). O evento visa atingir como público alvo os profissionais da área de educação em saúde e mobilização, para dar cumprimento ao planejamento das atividades relacionadas ao Programa Estadual de Controle da Dengue, feito pela diretoria de Atenção à Saúde da Sesapi. A proposta é capacitar 50 pessoas.
Tanto a oficina quanto o seminário de capacitação para os municípios prioritários no Controle da Dengue, irão envolver 16 municípios da região Sul, sendo os seguintes: Agricolândia, Barro Duro, Bom Jesus, Curralinho, Floriano, Alagoinha, Luís Correia, Miguel Leão, Olho D´Água do Piauí, Palmeirais, Picos, Prata do Piauí, São Gonçalo, São João do Piauí, São Pedro e São Raimundo Nonato.
Em Teresina, também foram realizados uma oficina e um seminário para intensificar as ações de controle da dengue. A secretaria estadual de Saúde ainda pretende mobilizar outros órgãos do Estado para melhorar a eficácia no controle da dengue no Estado, como as secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Educação. Uma outra idéia é pedir também o apoio de entidades de proteção ao meio ambiente para ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue.