A Gerência de Atenção Básica da Sesapi realizará amanhã (terça-feira 27/05) uma nova etapa do I “Seminário de Avaliação do Programa Saúde da Família (PSF) no Piauí-2003”. O evento acontecerá no Hotel Park do Gurguéia, em Cristino Castro, e reunirá prefeitos e secretários municipais de Saúde de 20 municípios da região de Bom Jesus. O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, vai estar presente no seminário. Ele tem participado das reuniões para solicitar aos gestores municipais um maior empenho na valorização da Atenção Básica, em especial da estratégia do Programa de Saúde da Família (PSF) e do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Depois, Nazareno segue para Bom Jesus, onde se reunirá com os prefeitos da região para ouvir os reclames relacionados à saúde. O secretário também participa, às 10h30, da inauguração do serviço de mamografia do “Hospital Regional Manoel de Sousa Santos”, localizado em Bom Jesus. Todas as etapas de realização do seminário de avaliação do PSF visam conscientizar prefeitos e secretários municipais quanto à responsabilidade do município possui para conduzir a implantação e a operacionalização do PSF como estratégia de reorientação das unidades básicas de saúde, no âmbito do sistema local de saúde. O PSF tem sido colocado como uma alternativa para a organização de sistema de saúde, segundo os princípios do SUS. A estratégia do PSF permite compreender a dinâmica do núcleo familiar, suas relações na sociedade, inclusive no modo social de produção, e avaliar que determinantes sociais contribuem para um melhor ou pior desenvolvimento do processo de saúde nessa comunidade. Os municípios convidados para essa reunião foram os seguintes: Bom Jesus, Alvorada do Gurguéia, Cristino Castro, Currais, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia, Santa Luz, Corrente, Barreiras do Piauí, Cristalândia do Piauí, Gilbués, Monte Alegre do Piauí, Riacho Frio, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros, Curimatá, Avelino Lopes, Júlio Borges, Morro Cabeça no Tempo e Parnaguá. A reunião com os prefeitos está marcada para às 14h00, no auditório do Colégio Agrícola, em Bom Jesus.