Será realizada amanhã (sexta-feira 30/05), em Teresina, a última etapa do Seminário de Avaliação do Programa de Saúde da Família (PSF). O evento acontecerá no Rio Poty Hotel, a partir das 8h00. A secretaria estadual de Saúde (Sesapi), através da Gerência de Atenção Básica, organizou oito etapas do seminário, nos municípios considerados sedes de microrregionais, seguindo o modelo de regionalização da saúde. Nesse encontro, serão reunidos prefeitos e secretários municipais de Saúde da microrregião de Teresina, formada pelos seguintes municípios: Alto Longá, Altos, Beneditinos, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Prata do Piauí, São Félix do Piauí e União. O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles fará a abertura do evento. O seminário tem alcançado resultados bastante positivos, permitindo compreender melhor as dificuldades enfrentadas pelos prefeitos e pela secretária estadual de Saúde, na área da saúde, e importante também porque viabilizou uma maior integração entre Estado e município, além de um maior comprometimento para melhorar a assistência à saúde da população. A principal finalidade do seminário é unir todos os gestores da saúde na organização da atenção básica, que é um conjunto de ações mais simples, direcionadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, ao tratamento e à reabilitação. Dentre essas ações incluem-se: assistência no parto domiciliar; assistência pré-natal; atendimento odontológico básico; atendimentos básicos realizados por profissionais de nível superior, médio ou pelos agentes comunitários de saúde; atividades educativas; consultas médicas em especialidades básicas; orientação nutricional, alimentar, ambulatorial e comunitária; pequenas cirurgias; planejamento familiar; pronto-atendimento; vacinação; e visita e atendimento ambulatorial e domiciliar realizados pela equipe do PSF. As ações básicas baseiam-se ainda em estratégias mínimas de controle da tuberculose, da hipertensão e da diabetes, eliminação da hanseníase e ações de saúde bucal, da mulher e da criança. O programa de Saúde da Família no Piauí (PSF) dispõe atualmente de 720 equipes, distribuídas em 217 municípios do Estado. Ao todo, existem 5933 agentes em 222 municípios. Além do governo estadual, o governo federal também tem valorizado a atenção básica, recentemente, por exemplo, aumentou o Piso de Atenção Básica Ampliado, elevando de R$ 10,50 para R$ 12.00, por habitante, o repasse per capita, trazendo como conseqüência o aumento dos recursos municipais para a saúde.