A Coordenação de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, realizará amanhã (quarta-feira 04/06) um “Fórum de Debate Sobre Monitoramento da Qualidade dos Exames Citopatológicos”, que objetiva discutir as diretrizes básicas do monitoramento da qualidade desse tipo de exame, incluindo os preventivos de câncer do colo do útero e de mama. O evento iniciará às 8h00 até às 18h00, será realizado no auditório da Secretaria de Fazenda, no Centro Administrativo.
O público alvo do fórum é formado pelos médicos citopatologistas, proprietários de laboratórios, técnicos da Secretaria de Saúde e Coordenação do programa Viva Mulher do Estado e do Município de Teresina.
De acordo com dados da coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, foram realizadas 1.116.214 coletas e 1.505.702 exames citopatológicos no Piauí, durante o período de 1998 a 2002. Dados relativos à busca ativa de casos positivos confirmam apontam um total de 18.884 exames positivos, realizados no período de 2000 a 2002. Esses exames são de fundamental importância para prevenção do câncer.
A abertura do fórum será realizada às 8h00, logo depois a coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher da Sesapi, Auzenir Moura Fé, fará uma apresentação sobre a importância e a situação atual do programa de Controle do Câncer do Colo do Útero e da Mama no Piauí, que é denominada Viva Mulher. E ainda acontecerá uma mesa redonda para discutir o tema do fórum, com o representante do laboratório de Citopatologia do Estado e do Laboratório de Citopatologia de Teresina, Raul Bacelar.
Às 11h00, terá uma nova mesa redonda, sobre o “Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria dos Exames Citopatológicos-Situação Atual”. E no final do evento serão definidos os passos do monitoramento, assim como as definições de rotina.