O governador Wellington Dias inaugurou, no último sábado (14/06), a UTI do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portella (IDTNP)-ex-HDIC, que começará a atender pacientes dentro de 10 dias.
Inicialmente, irão funcionar apenas cinco dos oito leitos existentes na UTI.
Durante a inauguração, o governador fez o descerramento da placa que registra o nome da UTI como “Joaquim dos Velhos”, e, em seguida, o arcebispo de Teresina, Dom Celso José, e o padre Tony Batista abençoaram a nova UTI do Estado, financiada pelo SUS.
No discurso feito pelo governador, ele solicitou ao representante do ministério da Saúde, Rodrigo Rodrigues Miranda, que levasse ao conhecimento do ministro Humberto Costa a necessidade de se investir mais recursos na área da saúde. “Precisamos construir um sistema de saúde mais fortalecido no Brasil, e principalmente num estado como o Piauí, para isso temos que ter os instrumentos necessários não só no que diz respeito à estruturação, como também manutenção desses serviços de saúde”, enfatizou o governador.
De acordo com Wellington Dias, para que esse sistema se fortaleça o governo o Estado também já adotou providências, está, por exemplo, trabalhando as condições necessárias para que o Piauí seja habilitado como gestor pleno do sistema. “O Ministério da Saúde está nos dando uma forte contribuição, enviando técnicos, e acredito que até esse semestre possamos garantir essas condições”, destacou Dias.
O governador também reconheceu a necessidade de se discutir o sistema de compensação com outros Estados que enviam pacientes a Teresina para serem atendidos pelo SUS, lembrando que apesar do Piauí ter um pouco mais de 2 milhões de habitantes, chega a atender uma média de 6 milhões de pessoas por mês. “O Piauí não pode abrir mão da solução desse problema”, destaca Dias.
Ele também ressaltou que o Estado está trabalhando para aumentar o atendimento de alta complexidade das unidades públicas de saúde, visando ampliar a capacidade de atendimento do sistema e beneficiar mais a população.
Dias ainda lembrou do saudoso Joaquim dos Velhos, ressaltando que sempre acompanhou o seu sofrimento pessoal. Ele disse que o nome da UTI em sua homenagem é um reconhecimento a toda a sua luta.
Nazareno lembra que a UTI é apenas uma das diversas obras que estão sendo realizadas para melhorar a saúde no Estado
O secretário de Saúde, Nazareno Fonteles, afirmou que a inauguração da UTI representa uma necessidade e uma forma de solidariedade com muita gente que lutou pela concretização desse sonho. “E graças a Deus temos um governador jovem e sensível, que empenhou todos os esforços para garantir que esse sonho se tornasse uma realidade. A UTI é apenas um símbolo do que esse governo quer fazer pela saúde dos piauienses, entre tantas outras obras que estamos realizando, como a reforma do HGV, da Clínica Nefrológica, da Central de Resíduos e do Hemopi”, destacou Nazareno.
Ele agradeceu de forma especial ao assessor técnico da Sesapi, Bruno Figueiredo, que se empenhou para que a UTI funcionasse, procurando os equipamentos que estavam há mais de cinco anos sem uso nos hospitais do interior. Esse trabalho resultou numa economia significativa, para se ter um idéia alguns equipamentos, como monitor e a bomba de infusão, chegam a custar cerca de R$ 20 mil.
Já o diretor do hospital, Carlos Henrique Costa, frisou que o IDTNP atende a uma população de cerca de 10 milhões de pessoas, incluindo portadores do vírus HIV, e pessoas com doenças preocupantes, como a dengue, raiva, calazar e hepatite. “Temos que estar preparado ainda para atender pessoas com pneumonia asiática e outros pacientes em Estado grave. Essa UTI representa um pequeno resgate de dignidade aos mais pobres”, ressaltou Carlos Henrique.
A equipe técnica que irá trabalhar na UTI já está sendo selecionada, ela é formada por 25 técnicos de enfermagem, 7 enfermeiros, 9 médicos e 5 fisioterapeutas. A coordenadora médica da UTI é a médica Rosângela Maria de Araújo, e quem assume o cargo da Coordenadora de Enfermagem é a enfermeira Fernanda, e a enfermeira Márcia Helena Rodrigues é a gerente de enfermagem da UTI.
Família de Joaquim agradece a homenagem
A família do saudoso Joaquim dos Velhos compareceu à inauguração e estava sensibilizada com a homenagem que o governo prestou ao ex-vereador Joaquim Nonato Mendes. A mãe de Joaquim, Dona Joana, agradeceu pela homenagem e a coordenadora do abrigo São Lucas, Regina Lúcia, falou em nome da família. “Eu estou muito emocionada, há dois anos derramei muitas lágrimas aqui nesse pátio do HDIC porque o Joaquim precisava de uma UTI, e eu não chorava sozinha mas com todos os profissionais do hospital. Ele sempre temeu morrer sem ir para uma UTI, o que terminou acontecendo, mas tenho certeza que se a UTI não o ajudou antes, agora vai ajudar muita gente”, ressaltou Regina.
Ela comentou que recebeu ligação de vários portadores do vírus HIV, que diziam agora se sentir mais tranqüilos porque o hospital tinha uma UTI. “E eu só tenho a agradecer ao governador e ao secretário de saúde, pela sensibilidade e solidariedade que tiveram nesse gesto”, destaca Regina.
Representante do Ministério da Saúde prestigia o evento
O Consultor Técnico do Departamento de Ações Especiais do Ministério da Saúde, Rodrigo Rodrigues Miranda, veio especialmente ao Piauí prestigiar a inauguração da UTI, representando o ministro Humberto Costa. “O Ministério da Saúde se coloca à disposição do Estado do Piauí na consolidação dessa ação, para que a população tenha um serviço de maior qualidade e de amplo acesso”, destacou Rodrigo.
Ele ainda ressaltou que o Ministério da Saúde está realizando um grande esforço em todas as ações desenvolvidas para beneficiar os usuários do SUS, destacando a necessidade da melhoria do serviço prestado em todo país. Segundo Rodrigo, está sendo providenciado um movimento nacional para credenciamento e custeio de novos leitos de UTI em todo país. “Além da ampliação do número de leitos em todo país, o Ministério da Saúde também está investido na criação de leitos semi-intensivos, e na melhoria das ações relacionadas à atenção básica de saúde, buscando uma continuidade articulada do sistema de saúde”, enfatizou Miranda.
Autoridades presentes elogiam a inauguração da UTI
Para o gestor municipal do SUS, Sílvio Mendes, a inauguração da UTI do Instituto de Doenças Tropicais Nathan Portella representa uma conquista para toda a população. “O governador está de parabéns por essa iniciativa”, destacou.
A deputada federal Francisca Trindade reconheceu que o HDIC é um dos hospitais mais importante do Estado, por ser o único especializado para tratar doenças infecto-contagiosas, e por oferecer uma atenção especializada a doenças fora de controle como a AIDS. Ela ainda lembrou da luta histórica de Joaquim dos Velhos. “Ele poderia ter vivido mais alguns dias entre nós se a UTI já estivesse funcionando”, acredita Trindade.
Trindade ressaltou que são ações como essa que demonstram que a saúde não pode ser mercadoria, é um direito que precisa ser adquirido e uma meta que todo governo deve cumprir. “Acho que esse governo quer a universalização desse bem”, comentou Trindade.